Apresentação

A cada dia desafiamos os limites da sustentabilidade ambiental, impondo novas fronteiras para o consumismo desenfreado e colocando em causa a nossa sobrevivência. Adicionalmente, as nossas vidas estão cada vez mais imersas na tecnologia e na ciência, sem que, muitas vezes, as compreendamos. Atualmente, o nosso quotidiano torna necessárias decisões e escolhas informadas pois, caso contrário, não será possível à sociedade ultrapassar os desafios que se colocam.

Neste contexto surge o conceito de Literacia Científica que evoca o conhecimento e o entendimento da ciência, nos seus conceitos e processos, proporcionando a capacidade de questionar e fazer escolhas informadas. Qual o papel de cada indivíduo face às alterações climáticas? Que soluções adoptar para combater o excesso de desperdício? Como prevenir infeções e bactérias multirresistentes? Quais os princípios de funcionamento das tecnologias presentes no nosso dia-a-dia? Como distinguir crenças de factos científicos? Quais os limites da Ciência? Qual o papel do Professor na educação na Literacia Científica?

Face aos inúmeros desafios colocados, é importante analisar o papel da ESCOLA na forma como prepara futuros cidadãos para um futuro incerto.

No XV Colóquio CIE-UMa pretende-se criar um espaço de partilha e discussão sobre a importância da educação na promoção da Literacia Científica, estabelecendo um paralelismo com as linhas de investigação: Currículo, Inovação Pedagógica e Administração Educacional.